Projeto SMS Escola

Objetivos:

Avaliar o impacto da comunicação entre escola e pais sobre o desempenho dos alunos – frequência, notas e evasão –, separando o efeito de estimular os pais a estarem mais atentos a faltas, atrasos e entrega de tarefas, daquele de informá-los sobre o desempenho dos filhos em cada uma dessas dimensões, em termos absolutos ou relativos ao desempenho da turma.

Destaque:

O EduqMais tem potencial de aumentar o IDEB. Ele teve um efeito positivo entre 0,38 e 0,57 pontos na nota, sendo que o eixo engajamento foi o componente que mais contribuiu para este avanço.

Parâmetros:

  • Cadastramento: Face-a-face, com apoio de material produzido pela MGov, através dos professores de matemática das escolas participantes da pesquisa;
  • Público:Cerca de 25 mil pais ou responsáveis de alunos de 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental, em 223 escolas públicas do Estado de São Paulo;
  • Fraseologia: 5 meses de comunicação semanal por SMS, integrado com sistema para que os professores preenchessem informações sobre frequência, atraso e entrega de tarefas de seus alunos. 15 perguntas sobre conhecimento prévio e demanda pela solução, na linha de base, e 15 perguntas sobre engajamento na educação dos filhos, ao final da pesquisa;
  • Incentivos: R$ 5 no celular pré-pago àqueles que responderem as pesquisas até o final.

Soluções MGov:

  • Sistema para cadastro de eventos da escola ou entrada de informações por aluno, integrado a SMS;
  • Chamadas automáticas de voz.

Resultados principais:

  • O EduqMais tem maior impacto entre aqueles que mais precisam. O efeito sobre a nota média de língua portuguesa é 15 vezes maior e sobre a nota média de matemática é 6 vezes maior para alunos cujos responsáveis têm baixo nível de educação;
  • O EduqMais tem potencial de aumentar o IDEB. Ele teve um efeito positivo entre 0,38 e 0,57 pontos na nota, sendo que o eixo engajamento foi o componente que mais contribuiu para este avanço.

Data de início

Março de 2016

Duração

10 Meses
Português