Youth Lead the Change - Comunicação

Objetivos:

Apoiar o processo de orçamento participativo de Boston – no qual jovens de 12 a 25 anos decidem como a cidade deve gastar 1 milhão de dólares – com soluções mobile para a coleta de propostas, comunicação institucional do projeto e promoção de engajamento, e realização de pesquisa acerca de visões sobre a comunidade e engajamento cívico.

Destaque:

Canais mobile atraem a participação de um público mais amplo que as reuniões presenciais, potencializando o engajamento de minorias no processo.

Parâmetros:

  • Cadastramento: Através de convite via SMS à lista de contatos do departamento de Youth Engagement da prefeitura, auto-ativação nos eventos presenciais, ou por indicação de participantes;
  • Público: 8 mil disparos convidando à participação, e cerca de 1500 contatos ativos ao longo do processo;
  • Fraseologia:Campanhas interativas para comunicação institucional e promoção de engajamento através de SMS. 20 perguntas sobre perfil sócio-demográfico, participação comunitária e visões sobre democracia na linha de base e após o encerramento do processo;
  • Incentivos:Sorteio de USD 20 gift cards da Amazon entre aqueles que indicassem outros contatos, ou respondessem as pesquisas até o final.

Soluções MGov:

  • Auto-ativação e cadastramento participativo;
  • Comunicação automatizada e interativa através de SMS;
  • Chamadas automáticas de voz.

Resultado principal:

  • Canais mobile atraem a participação de um público mais amplo que as reuniões presenciais, potencializando o engajamento de minorias no processo.
 
 

Youth Lead the Change - Avaliação

Objetivos:

Avaliar o impacto de estratégias de comunicação para promoção de engajamento no processo de orçamento participativo de Boston – no qual jovens de 12 a 25 anos decidem como a cidade deve gastar 1 milhão de dólares –, e avaliar o impacto de participar no processo sobre engajamento cívico e visões sobre democracia.

Destaque:

O projeto comprovou que o uso de SMS aumenta a percepção quanto a influência dos indivíduos sobre a política.

Parâmetros:

  • Cadastramento: Através de convite via SMS à lista de contatos do departamento de Youth Engagement da prefeitura;
  • Público: 10 mil disparos convidando à participação, e 4 mil contatos alocados às estratégias de comunicação ativas;
  • Fraseologia: Dois tipos de comunicação por SMS, ao longo de 5 semanas: formal e de baixa intensidade, e informal e de alta intensidade. 15 perguntas sobre participação comunitária e visões sobre democracia após o encerramento do processo;
  • Incentivos: USD 5 gift cards da Amazon àqueles que responderem a pesquisa até o final.

Soluções MGov:

  • Correção de falha de aleatorização através de SMS;
  • Comunicação automatizada e interativa através de SMS;
  • Chamadas automáticas de voz.

Resultados principais:

  • Comunicação formal de baixa intensidade via SMS faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis em trabalhar em grupo;
  • O uso de SMS também aumenta a percepção quanto a influencia dos indivíduos sobre a política.
 
Português