Tempo É Saúde

Objetivos:

Documentar as percepções dos usuários do serviço municipal de saúde de Embu das Artes, em diferentes dimensões da qualidade dos serviços prestados, e avaliar o impacto causal da modernização da gestão das Unidades Básicas de Saúde do município, implementada pela Cause em parceria com a Libbs, sobre essas percepções, em duas fases.

Destaque:

Com os resultados da primeira fase, a Cause reforçou as ações de infraestrutura e treinamento para uso dos novos sistemas; com isso, na segunda fase houve uma tendência de melhora nos esforços de capacitação e os usuários com retorno recente perceberam uma melhora em relação ao tempo de espera.

Parâmetros:

  • Cadastramento: Face-a-face, com apoio de material produzido pela MGov, através dos funcionários das unidades básicas de saúde e dos pronto-socorros no momento de recepção para atendimento;
  • Público: 3694 cadastrados em 15 unidades de saúde, e 1333 entrevistados;
  • Fraseologia:Comunicação institucional do projeto por SMS, com intensidade aleatorizada buscando afetar a probabilidade de retorno. 10 perguntas sobre tempo de espera para atendimento, marcação de consultas e retirada de exames, critérios de priorização e qualidade geral do atendimento, divididas em 2 rodadas ao longo de até 12 meses;
  • Incentivos: R$ 5 em crédito no celular pré-pago àqueles que respondessem a pesquisa até o final.

Soluções MGov:

  • Correção de falha da aleatorização através de SMS;
  • Chamadas automáticas de voz.

Resultados principais:

  • A Cause reforçou as ações de infraestrutura e treinamento para uso dos novos sistemas;
  • Houve uma tendência de melhora na segunda fase com os esforços de capacitação;
  • Os usuários com retorno recente as UBS perceberam uma melhora em relação ao tempo de espera.

Data de início

Novembro de 2014

Duração

15 meses
Português