Avaliação das percepções dos educadores sobre material didático

Objetivos:

Coletar as percepções dos educadores do Estado da Bahia acerca dos materiais educacionais desenvolvidos pela Geodinâmica.

Destaque:

Percepções dos professores apontam para um caminho promissor, a maioria alega ter percebido melhora no comportamento dos alunos e em sua performance com o uso do material.

Parâmetros:

  • Cadastramento: Face-a-face, durante a 4ª FECIBA - Feira de Ciências e Matemática da Bahia, realizada entre os dias 28 e 30 de Outubro de 2014, em Salvador e mailing de educadores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia;
  • Público: 175 entrevistados;
  • Fraseologia:19 perguntas sobre características socio-demográficas dos respondentes e sobre o material didático, abordando nível de engajamento dos alunos e professores e efeitos sobre práticas profissionais e disciplina em sala de aula;
  • Incentivos: R$ 5 em créditos no celular pré-pago àqueles que respondessem a pesquisa até o final.

Soluções MGov:

  • SMS e chamadas automáticas de voz.

Resultados principais:

  • Alcance: Resultados apontaram a necessidade de utilização de outros canais para divulgação do material;
  • Impacto: Percepções dos professores apontam para um caminho promissor, a maioria alega ter percebido melhora no comportamento dos alunos e na performance;
  • Heterogeneidade: O impacto do material da Geodinâmica pode ser heterogêneo entre alunos com diferentes níveis de facilidade na sua utilização;
  • Programa Ciência na Escola: O programa possui grande alcance, mas problemas de focalização.

Data de início

Outubro de 2014

Duração

1 mês
Português